5 DICAS PRA VOCÊ ECONOMIZAR ÁGUA NO SEU CONDOMÍNIO.

Ainda que a escassez de água no Brasil não seja tema tão constante na mídia, esse é um problema sério. Toda forma de economia continua sendo muito bem-vinda. Portanto, o síndico deve mobilizar os moradores de condomínios, incentivando o consumo de água mais sustentável e a economia.

Apresentamos aqui, algumas dicas para síndicos sobre economia de água no condomínio:

  1. TECNOLOGIA É ALIADA DA ECONOMIA DE ÁGUA

Faça da tecnologia e de outros aparatos inovadores seus aliados na luta para diminuir o consumo de água no seu condomínio. Isso, juntamente com a adoção de atitudes que geram economia de água, vai fazer diferença para o futuro das próximas gerações e, também, no bolso dos condôminos.

  1. NÃO DEIXE QUE OS CONDÔMINOS ESQUEÇAM DE ECONOMIZAR ÁGUA

Espalhe nas áreas comuns do prédio lembretes sobre dicas simples que, quando adotadas conjunto, diminuem o consumo de água e as contas. Por exemplo, não demorar no banho, usar a máquina de lavar roupas somente na capacidade total e fechar a torneira quando ensaboar as louças da cozinha e ao escovar os dentes.

  1. PROCURE OS VAZAMENTOS

 Programe inspeções constantes para detectar possíveis vazamentos. Fiscalize periodicamente – no mínimo, a cada seis meses – todas as válvulas e torneiras do edifício. Essa vistoria técnica, que pode até ser feita por um zelador treinado, vai indicar se está havendo desperdício de água. Se for observado qualquer tipo de vazamento, providencie o reparo pelo condomínio ou, se for o caso, passe para o apartamento responsável. Inclua na inspeção a caixa d’água e realize a limpeza da mesma frequentemente.

  1. GASTE MENOS ÁGUA NAS TORNEIRAS E CHUVEIROS

Hoje em dia, existem empresas especializadas em redutores de vazão. Quando Instalados em chuveiros e torneiras dos apartamentos, eles garantem uma economia significativa de água. Os redutores vão desde aquela simples redinha de ferro que direciona a água, passando por válvulas redutoras de pressão até aparelhos mais sofisticados, como as torneiras automáticas ou com leitores Fotoelétricos.

  1. HIDRÔMETROS INDIVIDUAIS PODEM AUXILIAR NA CONSCIENTIZAÇÃO

A individualização dos hidrômetros é também uma ótima medida para a economia de água do condomínio. Isso ocorre, porque o sistema mais tradicional é o condomínio ratear o gasto total de água entre os moradores. Com os hidrômetros individuais, cada apartamento paga apenas o que consumir e, assim, há uma motivação para que cada pessoa ou família adote hábitos que diminuam o uso de água. Esse sistema é ainda mais justo já que não é correto uma família de um casal com três crianças pagar a mesma quantia que a idosa que mora sozinha, por exemplo.

Quer saber mais sobre individualização? Entenda como funciona e quais a vantagens e benefícios. Clique no botão abaixo, preencha o formulário e receba uma proposta de individualização, além de tirar todas as suas dúvidas.

Ajuda? Fale Conosco!