“Seja homem”, houve um tempo que a expressão significava não adoecer, não ter medo, não demonstrar emoções, não ser frouxo, não chorar, não manter uma rotina de autocuidado. Apesar de tentativas de parecer invencível, a história já nos mostrou que essa não é bem a verdade. No ano de 2021, queremos mostrar que ser homem também é se cuidar.

Cuide-se

câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022.

Exame da próstata

O exame de próstata consiste em avaliar se há alterações presentes na glândula. Os exames mais indicados são o de toque retal e análise sanguínea do PSA.

Se houver alterações nesses exames, o médico especialista poderá solicitar outros, como medição do jato de urina e ultrassonografia transretal, para melhor investigação de tumores que podem ser malignos e evoluírem para câncer.

Apesar dos altos índices de cura se identificado em fase inicial, por conta do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma taxa alta de óbitos.

O exame de PSA é realizado através de coleta de uma amostra do sangue venoso, que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata, o Antígeno Prostático Específico (PSA). Com ele, é possível investigar a possibilidade de câncer de próstata, hiperplasia prostática benigna e a prostatite, que é a inflamação da próstata.

Fatores de risco.

Alguns fatores de risco podem aumentar as chances de desenvolver o câncer de próstata. Entenda:

  • Idade: o risco do câncer aumenta com o avançar da idade. Sendo mais comum em homens com mais de 55 anos;
  • Histórico de câncer na família: a hereditariedade é um fator de risco importante a se observar e fazem parte do grupo de risco;
  • Obesidade: estudos mostram que pacientes obesos possuem maior risco de desenvolver o câncer de próstata.

O diagnóstico precoce do câncer de próstata pode aumentar as chances de cura. Não deixe de fazer exames periódicos para rastrear a doença.

É recomendado realizar o exame de próstata a partir de 40 anos de idade.

Fazer check-up regular

Fazer um check-up é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados. Em todas as faixas etárias o urologista deve ser consultado.

Nós do Grupo Saga apoiamos a campanha do Novembro Azul e incentivamos nossos colaboradores a cuidarem a sua saúde.

#euapoioessacampanha

 



Deixe uma resposta

Ajuda? Fale Conosco!