Sustentabilidade em Condomínios

O que é sustentabilidade?

Seja cortando uma árvore para fazer materiais de caça ou explorando um terreno para plantação, o ser humano usa a natureza para o seu benefício desde o início da vida na Terra. Antigamente, essa prática não trazia problemas visíveis, mas tudo mudou quando chegou a década de 70. A natureza passou a não conseguir se recuperar com a mesma velocidade de antes, pois o homem está explorando-a com mais rapidez.

A partir desse momento, começou a ser estudada a ideia de sustentabilidade ecológica, que nada mais é do que criar formas de conservar e manter a natureza para que ela consiga suportar o nosso desenvolvimento.

De acordo com a ONU, quem age de forma sustentável é: “aquele que busca as necessidades presentes sem comprometer as capacidades das gerações futuras de atender suas próprias necessidades”.

Dessa forma, os recursos naturais não são eternos e sem eles não temos condições de continuar crescendo economicamente. Logo, se não criarmos hábitos sustentáveis, poderemos sofrer com desperdícios, poluição, gastos em excesso e falta de materiais no futuro.

Conceito de sustentabilidade no condomínio?

Sustentabilidade em condomínio significa preservar a natureza, melhorar a vida dos moradores, diminuir gastos financeiros e de materiais, o que acaba valorizando seu imóvel.

Por que meu condomínio deve ser sustentável?

Condomínios englobam uma grande quantidade de moradores. Apenas na cidade de São Paulo, é estimado que uma em cada três pessoas viva em um desses conjuntos habitacionais. Desse modo, condomínios são extremamente importantes e têm grande força na hora de fazer a diferença na comunidade.

Quando se fala de sustentabilidade, é muito importante lembrar que atitudes locais influenciam o global. Ou seja, um síndico que se preocupa com sustentabilidade no condomínio está ajudando a fazer a diferença na cidade e na vida dos condôminos – tanto na saúde, quanto no bolso.

Segundo dados da Green Building Council Brasil, entidade brasileira responsável pela certificação mundial de construções sustentáveis Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED), prédios com políticas de sustentabilidade apresentam uma redução média de 40% no consumo de água e 20% nos custos com energia elétrica.

Se interessou? Quer individualizar o seu condomínio?

Ajuda? Fale Conosco!